segunda-feira, 9 de abril de 2012

Histórico - O Projeto Viver o Cerrado

Resumo da Proposta:

O projeto tem como objetivo principal a sensibilização sobre a importância, potencialidades e beleza do Bioma Cerrado. 

Será oferecido um curso de Formação Inicial e Continuada para os estudantes do IFB com duração de 120 horas que incluirá temáticas como: caracterização do Cerrado, ameaças ao bioma, identificação das espécies nativas e seu potencial de uso não-madeireiro (alimentos, remédios, artesanatos, fibras, cosméticos), produção de mudas nativas e dinâmicas de sensibilização ambiental. 

Estes multiplicadores irão posteriormente oferecer diversos mini-cursos para comunidade externa cujo público alvo prioritário serão escolas públicas da zona rural. 

Estes mini-cursos terão três temáticas que se complementam: 

1) Contextualização e caracterização sobre a atual situação do Bioma Cerrado, aula expositivo-dialogada com auxílio de fotos e vídeo, mapas. 

2) Trilha guiada na área de Cerrado do campus Planaltina com apresentação das diversas fitofisionomias e espécies do bioma além de dinâmicas de sensibilização ambiental. 

3) Produção de mudas nativas do Cerrado no viveiro-escola do IFB. Cada mini-curso terá duração de quatro horas. 

O mesmo público será incentivado a se matricular nos três mini-cursos. Pretende-se incentivar a conservação e uso sustentável do Cerrado, proporcionar ambiente para geração de futuras pesquisas, além de aproximar a comunidade ao IFB divulgando-o para potencias futuros estudantes. 

     Palavras-Chave:
escola, Cerrado, uso-sustentável, conservação, viveiro
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário