Este projeto de extensão vincula-se ao ensino à medida que contribui na
formação de todos os envolvidos contribuindo na construção do conhecimento
técnico-científico relacionado à área de formação dos estudantes do IFB
envolvidos. Os cursos deste projeto estarão vinculados à temática trabalhada
nas disciplinas dos cursos regulares como Silvicultura, Bioma Cerrado,
Agroecologia, Educação Ambiental, Apicultura (disciplinas estas em que os
respectivos docentes estão envolvidos), entre outras, funcionando como uma
revisão e aprofundamento para os que já cursaram e para os que ainda não
cursaram tais disciplinas funcionarão como um estímulo, laboratório. Além
disso, nas aulas práticas destas disciplinas vêm sendo desenvolvidos trabalhos
que contribuirão com o presente projeto como a identificação das espécies arbóreas
da trilha.Espera-se que haja um benefício mútuo entre estes projetos e as
atividades regulares de ensino consolidando-se uma interação sinérgica.
A maior freqüentação de alunos e professores ao ambiente do Cerrado do campus
Planaltina irá estimular o desenvolvimento de diversas pesquisas, já que esta é
uma área de relevante interesse ambiental no DF e ainda pouco
freqüentada/estudada pela comunidade escolar. Pesquisas como o estudo da
estrutura e diversidade florística da vegetação, o levantamento de matrizes de
sementes e frutos comestíveis, espécies potenciais para apicultura, propostas
da criação de novas trilhas, recuperação de áreas degradadas neste ambiente.
Também a partir do maior contato de professores e alunos com o recém inaugurado
Viveiro-escola do IFB em parceria com a Fundação Banco do Brasil irá estimular
o surgimento de diversas pesquisas como testes de germinação com as diferentes
espécies nativas a partir de diferentes tratamentos. Inclusive espera-se que
estas pesquisas implementadas possam ser mostradas e apresentadas aos
estudantes do IFB e aos participantes dos mini-cursos da comunidade externa,
retroalimentando a tríade: ensino, pesquisa e extensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário