segunda-feira, 9 de abril de 2012

Metodologia


O Projeto será executado em 2 fases seqüenciais: 

Fase 1: promoção de um curso de Formação Inicial e Continuada de 120 horas para “Formação de instrutores em Educação Ambiental com ênfase no Cerrado” cujo público alvo são os estudantes dos diversos cursos do IFB e uma cota de 5 vagas para estudantes da UnB/Planaltina. Este curso será realizado dentre os meses de julho a outubro de 2011 e será gratuito. Os participantes no ato da inscrição se comprometem a após a finalização deste curso realizar no mínimo 3 mini-cursos (etapa II deste projeto) sob orientação da equipe do Projeto. 

Ao final deste curso os estudantes farão uma avaliação geral do mesmo por meio de questionário com questões objetivas e subjetivas. Estes estudantes irão receber um certificado referente a este curso de formação confeccionado pelo IFB. 

Os temas abordados com a respectiva carga horária e responsável estão descritos na tabela a baixo:



Fase 2: Promoção de mini-cursos para estudantes de ensino fundamenta e médio com prioridade para escolas públicas do entorno.

Após a formação da equipe de instrutores serão divulgados e oferecidos os mini-cursos para as escolas e grupos interessados que deverão agendar as visitas na recepção do campus presencialmente ou via telefone. Será montado um banco de dados das escolas a serem contactadas para participarem do Projeto de acordo com os critérios de prioridade de atendimento 1) ser escola pública; 2) estar localizada em zona rural; 3) estar localizada na região de Planaltina.

Estes mini-cursos terão três temáticas diferenciadas mas que se inter-relacionam e se complementam. De acordo com a preferência e possibilidade de cada escola/grupo será possível que o mesmo público se matricule nos três mini-cursos, sendo que cada um deles possui uma carga horária de quatro horas. Abaixo está especificado o conteúdo de cada um destes mini-cursos:

Mini-curso “Contextualizando e compreendendo o Cerrado”: Consiste em uma contextualização da temática com utilização de recursos como mapas, fotografias, vídeos, documentários, tabelas, gráficos entre outros. Dentre os assuntos abordados podemos citar: Área de ocupação do Bioma Cerrado, estado de conservação, áreas remanescentes, áreas legalmente protegidas, histórico de ocupação, principais causas da sua degradação, medidas preventivas ao desmatamento, importância do Bioma para produção e conservação da água no país e no mundo, manifestações culturais, principais espécies da fauna e flora, experiências de exploração sustentável do bioma, dados da riqueza da fauna e flora, diversidade de fitofisionomias e as suas características, entre outros. Este mini-curso poderá ser realizado no espaço da escola solicitante ou no próprio IFB campus Planaltina, de acordo com a preferência da escola.

Mini-curso “Plantando Cerrado”: Consiste em um mini-curso sobre viveiros florestais e produção de mudas nativas que visa incentivar a produção de mudas em ambiente familiar e estimular esta atividade profissional aumentando o número de espécies nativas em áreas públicas e particulares das zonas urbanas e rurais, além de possibilitar a recuperação de áreas degradadas. Este mini curso irá abordar temas como identificação das espécies nativas na faze de muda e suas respectivas sementes, beneficiamento e quebra de dormência de sementes, tipos de substrato e recipientes, semeadura, cuidados e manejo das mudas. Este mini-curso será realizado no Viveiro-escola, estrutura de referência localizada n IFB campus Planaltina.

Mini-curso “Conhecendo e admirando o meu Cerrado”: Consiste em uma caracterização integrada sobre os diversos elementos do ambiente de Cerrado (fauna, flora, fitofisionomias, solos) e uma sensibilização sobre sua beleza, importância e potencial. Além de uma aula de campo serão realizadas dinâmica sensitivas visando a percepção deste ambiente por meio de outros sentidos além da visão e incentivando um olhar mais atento e sensível. Desta maneira pretende-se fazer interagir o lado cognitivo e afetivo dos visitantes potencializando seu aprendizado e conscientização. Cada guia acompanhará 10 pessoas, e contará com um kit de primeiros socorros e um rádio comunicador para que a segurança do IFB tenha clareza da localização do grupo, e em casos de emergência sejam acionados Os visitantes utilizarão um mapa previamente preparado pela equipe executora (durante o curso de cartografia ambiental) com o percurso a ser realizado e com as características ambientais e produtivas das áreas visitadas. Este mini-curso será realizado na área de Cerrado nativo onde já existem trilhas localizado no campus Planaltina.

Estes mini-cursos ocorrerão nos meses de novembro e dezembro de 2011 e serão retomados em fevereiro de 2012 indo até o mês de maio do mesmo ano. Será aplicado um questionário de avaliação aos visitantes ao final de cada atividade buscando avaliar o grau de satisfação com o trabalho desenvolvido, o levantamento dos pontos fracos para serem melhorados e as sugestões de melhorias. Esta avaliação incluirá questões de cunho objetivo e dissertativo. Haverá um questionário para os participantes da comunidade externa que participaram das atividades e outro específico para os instrutores que as promoveram.

Todos os participantes da comunidade externa irão preencher um formulário de inscrição no início das atividades e ao final o IFB irá oferecer um certificado referente a sua participação. Para os estudantes/instrutores do IFB as horas dedicadas às atividades de extensão (oferecimento dos mini-cursos) poderão contabilizar como horas de estágio e atividades complementares. Também será oferecido um certificado com as horas dedicadas à esta atividade.

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