• a construção pelo próprio aluno, possibilitando-lhe fazer escolhas e tomar decisões;
• a reflexão sobre as suas produções;
• a criatividade, porque o aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender;
• a auto-avaliação pelo aluno, porque ele está permanentemente avaliando o seu progresso;
• a parceria professor-aluno e entre alunos, eliminando-se ações e atitudes verticalizadas e centralizadoras;
• a autonomia do aluno perante o trabalho. (Villas Boas, 2001)
O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisa, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem (Murphy, 1997). Não é uma avaliação classificatória nem punitiva. Analisa-se o progresso do aluno. Valorizam-se todas as suas produções: analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido. Isso requer que a construção do portfólio se baseie em propósitos de cuja formulação o aluno, participe, para que se desenvolva o sentido de “pertencimento” (Villas Boas, 2001).
Murphy, (1997) considera que os portfólios “oferecem uma das poucas oportunidades escolares em que os alunos podem exercer seu julgamento, iniciativa e autoridade”. Isso requer mudança de concepção da avaliação: o professor deixa de ser o “examinador” e o aluno, o “examinado”. Atua-se em parceria, sem com isso se perder o rigor e a seriedade que a atividade impõe. Pelo contrário, a avaliação torna-se mais exigente porque passa a ser, também, transparente.
Para viabilizar esta este método avaliativo será utilizada uma pasta catálogo para cada participante. No início do curso será explicada proposta avaliativa, as potencialidades deste método e retirada as dúvidas sobre o assunto. A cada tema trabalhado serão pedidas atividades que deverão constar no portfólio, como questões orientadoras, produção de textos e pesquisas, entre outras. Além do conteúdo contido no portfólio será avaliado a dedicação e capricho na elaboração do mesmo.
Além do portfólio será avaliado em aula prática a desenvoltura dos estudantes e o domínio dos conteúdos abordados.
Será exigido no mínimo 75% de presença para o recebimento do certificado e a para o monitoramente dos mini-cursos subseqüentes.
1.6.8 Avaliação
|
|||||||||||||||
|
|||||||||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário