segunda-feira, 9 de abril de 2012

Avaliação:

O curso de Formação Inicial e Continuada terá avaliações periódicas e contínuas dentro da concepção de avaliação formativa que não visa classificar os estudantes e sim ser mais um momento de reflexão, sistematização e aprendizado. Desta maneira será utilizado o método de avaliação do portfólio que tem se apoiado em seis princípios básicos:

• a construção pelo próprio aluno, possibilitando-lhe fazer escolhas e tomar decisões;

• a reflexão sobre as suas produções;

• a criatividade, porque o aluno escolhe a maneira de organizar o portfólio e busca formas diferentes de aprender;

• a auto-avaliação pelo aluno, porque ele está permanentemente avaliando o seu progresso;

• a parceria professor-aluno e entre alunos, eliminando-se ações e atitudes verticalizadas e centralizadoras;

• a autonomia do aluno perante o trabalho. (Villas Boas, 2001)

O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisa, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem (Murphy, 1997). Não é uma avaliação classificatória nem punitiva. Analisa-se o progresso do aluno. Valorizam-se todas as suas produções: analisam-se as últimas comparando-as com as primeiras, de modo que se perceba o avanço obtido. Isso requer que a construção do portfólio se baseie em propósitos de cuja formulação o aluno, participe, para que se desenvolva o sentido de “pertencimento” (Villas Boas, 2001).

Murphy, (1997) considera que os portfólios “oferecem uma das poucas oportunidades escolares em que os alunos podem exercer seu julgamento, iniciativa e autoridade”. Isso requer mudança de concepção da avaliação: o professor deixa de ser o “examinador” e o aluno, o “examinado”. Atua-se em parceria, sem com isso se perder o rigor e a seriedade que a atividade impõe. Pelo contrário, a avaliação torna-se mais exigente porque passa a ser, também, transparente.

Para viabilizar esta este método avaliativo será utilizada uma pasta catálogo para cada participante. No início do curso será explicada proposta avaliativa, as potencialidades deste método e retirada as dúvidas sobre o assunto. A cada tema trabalhado serão pedidas atividades que deverão constar no portfólio, como questões orientadoras, produção de textos e pesquisas, entre outras. Além do conteúdo contido no portfólio será avaliado a dedicação e capricho na elaboração do mesmo.

Além do portfólio será avaliado em aula prática a desenvoltura dos estudantes e o domínio dos conteúdos abordados.

Será exigido no mínimo 75% de presença para o recebimento do certificado e a para o monitoramente dos mini-cursos subseqüentes.








     1.6.8 Avaliação

Pelo Público


Além da avaliação dos estudantes pelos professores e parceiros envolvidos também será realizada uma avaliação da metodologia e conteúdo do curso por meio de uma conversa em grupo ao final do curso e por questionários com questões abertas e fechadas buscando diagnosticar o que pode ser melhorado, aperfeiçoado e o que deve ser mantido de acordo com as opiniões e sugestões dos estudantes. O projeto contará com um BLOG, que divulgará as ações e resultados do projeto, com espaço para comentários dos visitantes que poderão avaliar, realizar comentários, incluir fotos, criando mais um canal de extensão entre o projeto e a comunidade. Os mini-cursos serão avaliados pelos participantes por meio de questionários observando os seguintes critérios: infra-estrutura, monitores, conteúdos abordados, metodologias utilizadas. Haverá espaço para críticas, elogios e sugestões. Além de diagnosticar o grau de satisfação da comunidade atendida é importante considerar suas opiniões para aperfeiçoar o projeto visto que este tem a pretensão de ser uma ação contínua. Pretende-se diagnosticar também por meio deste questionário o grau de agregação de conhecimento e sensibilização proporcionado pelas atividades desenvolvidas.

Pela Equipe


A equipe de execução do Projeto irá avaliá-lo constantemente, por meio de reuniões cíclicas e ainda de maneira extraordinária quando julgar necessário. Estas avaliações serão executadas por meio do diálogos em grupo com a participação de todos os agentes envolvidos em reuniões próprias com a moderação da coordenadora. A gestão do projeto está baseada em duas instâncias de participação dos seus membros. O Conselho Gestor e o Conselho de Execução. A metodologia das reuniões deverá ser participativa de modo a permitir a construção de uma avaliação mais concreta que considere todos os pontos de vista dos participantes. O Conselho Gestor se reunirá mensalmente e é composto por toda a equipe do projeto, incluindo palestrantes e colaboradores. Também serão convidados para estas reuniões a Direção do campus Planaltina e também um representante da Pró-Reitoria de Extensão. Sua função será de acompanhar e avaliar a evolução das metas, debater as dificuldades e trocar experiências para a resolução das dificuldades. Nestas reuniões deverão ser apresentados os resultados e trabalhos desenvolvidos por parte do Conselho de Execução. Os temas debatidos e sugestões devem ser sistematizados numa ata da reunião, lista de presença e registro fotográfico. O Conselho de execução se reunirá semanalmente e será formado pelo coordenador, orientador de bolsas, bolsistas e instrutores. A reunião tratará de avaliar das atividades desenvolvidas e planejar as atividades a serem desenvolvidas ao longo da semana. Como método de sistematização deverá gerar ata com metas cumpridas, novas metas estabelecidas e responsáveis definidos. Este conselho é responsável pela execução das atividades e metas do projeto. Também serão realizados duas atividades de apresentação dos resultados e metas para a comunidade, um após 6 meses de execução (dezembro de 2011) e outro após um ano (julho de 2012). As atividades de apresentação terão como objetivo enriquecer a avaliação das atividades desenvolvidas pelo projeto e iniciar a divulgação dos resultados sistematizados. Estas atividades serão definidas após a sinalização da PREX e da Direção do campus sobre a possibilidade de se fazer um evento com apresentações de todos os projetos. Caso não seja viável a realização do evento, a divulgação será feita por meio do blog do projeto, do site do IFB e por email para os potenciais parceiros e participantes do projeto. O projeto contará com um BLOG, que divulgará as ações e resultados do projeto, com espaço para comentários dos visitantes que poderão avaliar, realizar comentários, incluir fotos, criando mais um canal de extensão entre o projeto e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário